sexta-feira, 26 de outubro de 2012

POST

Este Post resume (demostra) o que aprendemos com o curso Tecnologias na Educação.



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Você já ouviu falar no software HagáQuê? 



O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação.



Quer saber mais como ele funciona é só acessar:
http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/


Exemplo:

Quem disse que não se aprende brincando?

E quem disse que para a criança se divertir e aprender necessita de brinquedos caros e industrializados?

Ao construir seu próprio jogo/brinquedo a criança aguça sua curiosidade, estimula a criatividade, desenvolve a coordenação motora e autonomia, além da preservação do meio ambiente e responsabilidade social.
Que tal utilizarmos a reciclagem  para a construção de jogos e brinquedos artesanais?
Vamos assistir o vídeo abaixo para podemos tirar algumas ideias!




quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Webquest

        A Webquest é um atividade que serve para incentivar os alunos a utilizarem a internet no seu estudo. Essa atividade tenta também fazer com que o aluno desenvolva um pensamento reflexivo, critico e a criatividade.  

       Aprender na prática é uma das melhores formas de nunca mais esquecermos, por isso que tal exercitarmos um pouquinho acessando a webquest  e fazendo as atividades propostas:






 
 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Aqui vai algumas dicas de sites com jogos educativos:


Em breve teremos mais algumas dicas para você!







Diversos estudos demonstram que, por meio dos jogos, a criança vê e constrói o mundo. Em função disso, é essencial que os professores resgatem as atividades lúdicas, na educação infantil, de modo que esse processo trabalhe com a diversidade cultural e desperte a vontade para o aprender. Podemos dizer que todo ser humano pode beneficiar-se dos jogos, tanto pelo aspecto lúdico de diversão e prazer quanto pelo aspecto da aprendizagem.

As crianças, desde os primeiros anos de vida, passam a maior parte do tempo brincando. Por sua vez, os adultos não entendem que isso faz parte da vida delas, e que elas têm verdadeiro fascínio pela brincadeira. Por outro lado, a escola também deveria representar papel fundamental na vida das crianças mas, a escola representa um tempo a menos que as crianças têm para brincar, e por isso começa a ser repudiada pelas crianças.
Por que não podemos unir o estudo e a brincadeira em uma atividade única que passará a satisfazer ambas as partes?
Se observarmos o comportamento das crianças quando brincam podemos perceber o quanto elas estimulam a sua capacidade de resolver problemas pois, o jogo para elas é uma atividade dinâmica capaz de colocá-las em movimento e ação.